* aviso: pode conter spoiler *

Nesse final de semana assisti ao filme O Destino de uma Nação e achei espetacular.
A Grã-Bretanha estava prestes a perder a guerra para Alemanha, seu exército estava encurralado e o primeiro ministro estava sofrendo uma enorme pressão para fazer um acordo com Hitler.
Winston Churchill, o primeiro ministro, um homem durão, com fama de manipulador e talvez um alcoólatra, não aceitava de forma alguma a ideia de se entregarem para Hitler. Acreditava que seu inimigo tinha que ser encarado.
Em uma conversa com o rei, confessou seu medo diante da situação e ouviu sua recomendação de ouvir a voz do povo. Em uma cena, Churchill entrou no metro e conversou com as pessoas, que diziam que jamais o povo se renderia. Era o que ele precisava para não desistir.
Churchill viveu situações extremamente complexas e desafiadoras, mas foi incansável diante do seu objetivo, mudando o destino de sua nação. Nunca haveria paz com Hitler.
E você, quanto tem lutado pelo que você acredita? Pelos seus ideais, pelos seus propósitos.
O filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, mas todos nós enfrentamos nossa própria guerra, nossa batalha interior, todos os dias. Que voz você está ouvindo nos seus momentos mais difíceis.
Uma voz que diz que não é possível e que você vai fracassar, que deve se render? Ou uma voz que exalta a força que você tem, para não se render, continuar e viver a vida que quer viver? Você é capaz de ir além!
Algumas das frases memoráveis de Churchill, que em sua simplicidade nos trazem lições muito profundas:
“Se você vai passar pelo inferno, não pare de andar".
“O sucesso consiste em ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.”
“Sucesso não é o final, falhar não é fatal: é a coragem para continuar que conta.”